quinta-feira, 24 de novembro de 2016

'A POESIA É PARA COMER' : Escritores e Câmara celebram 45ª edição do "Café Literário"


Se a Câmara dos Vereadores é a casa do povo, na manha desta sexta-feira(25) o plenário será da poesia. A casa Euclides Mota abre as portas para a cultura surubinense e recebe escritores, professores, estudantes, pessoas que gostam de arte, literatura e poesia... para o 45º Café Literário, organizado pela escritora Fátima Almeida, presidente da associação de Letras e Artes de Surubim - Alas - que organiza o encontro, em parceria com o Legislativo.





"Adaptamos um projeto semelhante da Assembleia Legislativa e apresentamos. No começo não foi muito fácil, pois só o vereador Fabrício Brito apoiou, de imediato, a ideia. Depois conseguimos sensibilizar os demais vereadores e hoje todos apoiam. É importante trazer para a Câmara os estudantes, as pessoas que gostam de arte, de literatura. É uma oportunidade também para quem tem algum trabalho mostrar e despertarmos novos talentos. A parceria tem dado certo" destaca a escritora.




A cada encontro, uma escola é convidada. Professores e alunos interessados na proposta são convocados e participam das apresentações culturais, recitam poesias ou mostram o trabalho artístico. "Tem influenciado muito positivamente todos os participantes. É muito gratificante para o aluno quando ele apresenta uma poesia ou um texto que fez, por exemplo, ele fica muito feliz, sente-se valorizado. Acho isso muito bacana", afirma.








Em todo evento um escritor vivo ou "in memoriam" é homenageado, tem a biografia e obra apresentadas. Este ano a Alas também prestou homenagem aos artistas de Surubim Plínio Maciel, Amaro França, Anderso, Santos Antônio Neto, Felipe Guerra, Elizaldo Batista, Mestre Louro e Banda Vibrantes.  



"Ocasionalmente, o café é realizado de forma itinerante, em locais como no Colégio Marista Pio XII e no Centro Cultural dr. José Nivaldo. Mas o encontro desta sexta é uma confraternização entre os participantes da associação, equipes gestoras das escolas, vereadores e funcionários da Câmara, pessoas da sociedade que sempre prestigiam como seu Antônio Barros, dona Ilaíse Guerra, dona Diva Guerra, por exemplo. Para marcar, teremos um Sarau e entrega de certificado para novos integrantes da associação", conta. Este ano a Alas também prestou homenagem aos artistas de Surubim Plínio Maciel, Amaro França, Anderso, Santos Antônio Neto, Felipe Guerra, Elizaldo Batista, Mestre Louro e Banda Vibrantes. 



O Café Literário acontece a partir das 8h30 desta sexta(25), na Câmara de Vereadores de Surubim.



ESCRITORA - autora do livro "Vitrine do Tempo", de poesias, Fátima Almeida se prepara para lançar "Pernambuco: cidades e curiosidades", sobre casos históricos interessantes ocorridos nos municípios do estado. "Não são causos, são acontecimentos da história local dos lugares, fatos curiosos, mas que realmente aconteceram, é um trabalho de pesquisa. Em Quipapá, por exemplo, as pessoas contam que o fato mais marcante na cidade é o caso de padre que assassinou um bispo. Em Escada, havia uma ponte em que as pessoas iam lá chorar suas mazelas nos dias de feira e ficou conhecida como a "ponte chora miséria", que foi demolida, mas foi fato", antecipa.

'A poesia é para comer', de 'A defesa do poeta', Natália Correia. 
Da Redação /  Fotos: Divulgação