terça-feira, 29 de novembro de 2016

SURUBIM: Ana Célia deve receber Município com contas equilibradas. Salários de dezembro e 13o serão pagos


O expediente tem sido bem intenso e quase sempre com o horário estendido na Prefeitura de Surubim, para fechar as contas e entregar o Município com as finanças organizadas à próxima gestão. O dinheiro extra que caiu na conta dos neste fim de ano, proveniente da repatriação de recursos, quando Surubim recebeu R$ 2.079.546,19vai ajudar o município quitar débitos importantes, a exemplo dos salários de dezembro e o 13o salário do funcionalismo.

Embora a gestão Tulio Vieira (PT) tenha adotado um perfil austero e de ter conseguido manter a contas equilibradas, a grave crise econômica que afetou o país, não teria como ter deixado Surubim imune aos seus efeitos. Com muitos municípios completamente quebrados, a expectativa é de que a prefeita Ana Célia (PSB) encontre as finanças numa situação que poderá ser considerada privilegiada, se comparada à boa arte dos eleitos que assume em janeiro.


De acordo com interlocutores do prefeito, "a orientação dele é para que tudo seja entregue 'ok' , inclusive se está trabalhando muito para fechar todas as contas". Como se tem o indicativo de que o município não feche o ano no vermelho, já se vislumbra, inclusive, "a possibilidade de conseguir deixar algum recurso para decorar a cidade neste Natal, para encerrar o governo de forma positiva", e deixar Surubim mais bonita para começar a escrever mais uma capítulo de sua história. 

domingo, 27 de novembro de 2016

EXCLUSIVO: Quem são os nomes mais cotados para o secretariado da prefeita Ana Célia ?


Faltando pouco mais de um mês para a nova gestão assumir, a prefeita eleita, Ana Célia Cabral (PSB) costura a formação da equipe que vai compor o primeiro escalão a partir de primeiro de janeiro. A ideia é formar um quadro de secretários com formação e perfil técnicos, que consigam deixar a gestão com 'cara nova', o que seria um indicativo prático da mudança proposta na campanha.

A prefeita tem ouvido de lideranças e pessoas próximas as sugestões dos nomes. Muitos já foram sondados, mas não existe definição de fato. Na maioria das pastas, a escolha dos secretários ainda precisa do ajuste de pequenos detalhes, a exemplo da disponibilidade dos escolhidos, uma vez que alguns precisam deixar suas atuais atividades ou mesmo mudar para Surubim. Assim, os nomes que estão ventilados podem não ser confirmados.

EXECUTIVA :  Assistente Social por formação, prefeita Ana Célia tem experiência em gestão como Secretária Executiva da secretaria de Desenvolvimento Social do governo do estado. 

Com atuação nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara, exercendo cargo secretária executiva, Ana Célia traz para Surubim a experiência da gestão que delega e monitora os projetos e ações. Poderá ser a primeira gestão com esse perfil, técnico, implantada na Prefeitura de Surubim.

Assim, a reportagem do blog Surubim e região ouviu lideranças da articulação socialista e apurou os nomes mais cotados para o secretariado da gestão Ana Célia. As mulheres terão papel de destaque na gestão e ocupam boa parte das pastas.

AÇÃO SOCIAL :
Como justiça boa começa em casa, a prefeita vai prestigiar as colegas de profissão e deve ter como titular da pasta, a assistente social Penélope Andrade. Ela atuou no governo do estado e atualmente trabalha na Prefeitura de Moreno, onde o prefeito Dilson Gomes (PSB) não se reelegeu. Aparece com um perfil jovem, técnico e com experiência.

EDUCAÇÃO :
Três professores estão cotados para a pasta: Alcimere Bezerra (FOTO), ligada ao ex-prefeito Flávio Nóbrega, e muito bem aceita pela categoria. Eklaydja Farias, da cota pessoal da prefeita, mas que estaria com dificuldade para deixar o Colégio Marista, onde é vice-diretora pedagógica. Embora a pasta tenda a ficar, preferencialmente, com uma das duas, também se estuda a possibilidade de convocar o professor João Filho, da direção da escola Natalícia Figueiroa, de tempo integral.

Pelo menos, em outras duas pastas a prefeita vai prestigiar as mulheres :


JUVENTUDE: outra pasta ocupada por mulher. a titular mais cotada é Fernanda Leal, formada em relações internacionais.

OBRAS : também ficará em mãos femininas, da engenheira Tassiana Arruda, que atua na Prefeitura do Recife.

SAÚDE:
A pasta deve entrar na cota do ex-prefeito Flávio Nóbrega. O nome mais cotado é o do companheiro de trabalho do médico, o enfermeiro Aguinaildo de Lima, que atuou com Nóbrega em Limoeiro, no hospital Regional, e atualmente em João Alfredo, onde é secretário de Saúde, e está realizando um trabalho que vem repercutindo bem e apresentando bons resultados.

DEFESA SOCIAL:
Diante da onda de violência que preocupa Surubim, a prefeita opta por um nome local da PM para integrar as ações locais com as políticas públicas do estado. O major Fabio Batista do 22o batalhão será o titular da pasta, que é responsável pela Guarda Municipal, e por organizar o trânsito da cidade.

ADMINISTRAÇÃO:
O titular da pasta será Arquimedes Lima Neto, que integra a equipe de transição da prefeita. Formado em administração de empresas, até o final do ano, ocupa a suplência da vaga deixada por Biu Farias, na Câmara. Assessorava o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota.

AGRICULTURA:
O nome mais forte para ocupar a pasta é o do veterinário Sancho Arruda, por ter bastante respaldo nos setores da produção agropecuária na região e livre trâmite nas instituições que tratam dos projetos da área . É, inclusive, bem aceito entre aos feirantes, o que é importante para articular uma possível reestruturação da feira, peça estratégica para a economia do município.

CONTROLE INTERNO:
Embora os nomes dos técnico Antônio Gildácio e do zootecnista Eduardo Farias, conhecido como Eduardinho, também estivessem sendo ventilados para Agricultura, é quase provável que não sejam confirmados. Como os dois já foram secretários de administrações passadas, tirariam do secretariado a característica prometida da mudança. Assim, Antônio Gildácio, que integra a equipe de transição, assume o Controle Interno, uma função estratégica na gestão. Eduardo Farias possivelmente fica com uma diretoria da pasta.

TRANSPORTE:
Mesmo inserido na secretaria de Viação e Obras, o setor de Transporte será coordenado por Neto Medeiros e deve ganhar mais importância na gestão, podendo adquirir status de primeiro escalão. Outro que também pode ser convocado para atuar na secretaria é Manoel Pereira, funcionário do Legislativo municipal. Há quem defenda, inclusive, que as pastas se fragmentassem em Obras (infra estrutura e urbanismo) e Serviços Públicos (transporte e limpeza urbana), como prevê o modelo já proposto ao Município pela Fiam.

As pastas de Turismo, Finanças e Governo tiveram nomes citados nas entrevistas realizadas pela reportagem do blog Surubim e Região, as fontes, no entanto, foram unânimes ao indicar que se aguarde um pouco mais de tempo para que esses nomes ganhem mais firmeza e se consolidem na equipe. Essas seriam as últimas pastas que estariam faltando para a prefeita fechar o primeiro escalão.

Especula-se, inclusive, que um genro da prefeita integraria a equipe do secretariado, porém teme-se que a possível nomeação pode prejudicar a imagem inicial da gestão, que ganha muito pelo perfil técnico, mas, no caso, já começaria com uma pequena mancha ética, pela prática do nepotismo.

Oficialmente, a prefeita Ana Célia deve anunciar o secretariado no inicio de dezembro.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CHÁ E PROPOSTAS : Hospital São Luís e Estefânia Farias podem firmar parceira para oferecer serviços de saúde


A prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral  (PSB), participou de um encontro no hospital São Luís, promovido pelos diretores, para estabelecer um contato entre a unidade de saúde e a futura gestão.

A prefeita eleita tem como uma das principais bandeiras de campanha a reabertura da Maternidade Estefânia Farias. Como com a gestão plena, o dinheiro para saúde entra direto na conta da secretaria municipal, o São Luís poderia perder demanda e recursos significativos, a partir da migração dos atendimentos para a unidade reaberta.




O "chá do São Luís" foi articulado pelos diretores Gildo e Sizino Ferreira Lima. A prefeita esteve com uma comitiva formada ainda pelo vice, Guilherme Nóbrega, o ex-prefeito Flávio Nóbrega, integrantes da equipe de transição, o empresário Fernando Brito, o ex-secretário de saúde Manoel Marques, vereadores eleitos e assessores.





A ideia apresentada pelos 'Ferreira Lima'  é dividir a oferta dos serviços de saúde em Surubim entre o São Luís e o Estefânia Farias.  Pela proposta, o hospital disponibilizaria a estrutura física, já pronta, com maternidade, UTI e leitos de enfermarias para a realização dos partos, e a maternidade ficaria com a ofertas de outros procedimentos, consultas e exames para mulher.

O grupo deve voltar a se reunir, possivelmente para estabelecer uma parceria. É que, embora a abertura da maternidade Estefânia Farias seja um fato estabelecido, a unidade ainda vai precisar de um bom tempo para recuperar a estrutura física do prédio, justamente a parte ofertada pelo São Luís no acordo proposto.




FOTOS; Carlos Galhardo.

JOÃO ALFREDO : tristeza na 'cidade feliz" com morte da vereadora Socorro Soares

A vereadora de João Alfredo, Socorro Soares (PP), 62 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (25), na residência dela, na comunidade rural de Olho D' água Cercado. Ela lutava contra um câncer de mama.  

Técnica de enfermagem, mostrou sempre coragem e resignação ao enfrentar a doença. Conquistou o quatro mandato internada, em pleno tratamento, quando teve 1062 votos e foi a segunda mais votada. Após a eleição, chegou a voltar às atividades do Legislativo. 


A vereadora deixa uma filha e dois filhos e netos. A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana, decretou luto oficial no município por três dias. Os detalhes do velório e do sepultamento ainda serão divulgados.

SUPLENTES - o suplente Wilson Moura (PP), 54 anos, assume a cadeira deixada pela vereadora Socorro Soares, até dezembro, término desta legislatura. 


Em janeiro. coincidentemente, o mandato tem como "herdeira" uma mulher profissional da área da saúde, a dentista Ana Amélia (PSB) que teve 604 votos.   

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

'A POESIA É PARA COMER' : Escritores e Câmara celebram 45ª edição do "Café Literário"


Se a Câmara dos Vereadores é a casa do povo, na manha desta sexta-feira(25) o plenário será da poesia. A casa Euclides Mota abre as portas para a cultura surubinense e recebe escritores, professores, estudantes, pessoas que gostam de arte, literatura e poesia... para o 45º Café Literário, organizado pela escritora Fátima Almeida, presidente da associação de Letras e Artes de Surubim - Alas - que organiza o encontro, em parceria com o Legislativo.





"Adaptamos um projeto semelhante da Assembleia Legislativa e apresentamos. No começo não foi muito fácil, pois só o vereador Fabrício Brito apoiou, de imediato, a ideia. Depois conseguimos sensibilizar os demais vereadores e hoje todos apoiam. É importante trazer para a Câmara os estudantes, as pessoas que gostam de arte, de literatura. É uma oportunidade também para quem tem algum trabalho mostrar e despertarmos novos talentos. A parceria tem dado certo" destaca a escritora.




A cada encontro, uma escola é convidada. Professores e alunos interessados na proposta são convocados e participam das apresentações culturais, recitam poesias ou mostram o trabalho artístico. "Tem influenciado muito positivamente todos os participantes. É muito gratificante para o aluno quando ele apresenta uma poesia ou um texto que fez, por exemplo, ele fica muito feliz, sente-se valorizado. Acho isso muito bacana", afirma.








Em todo evento um escritor vivo ou "in memoriam" é homenageado, tem a biografia e obra apresentadas. Este ano a Alas também prestou homenagem aos artistas de Surubim Plínio Maciel, Amaro França, Anderso, Santos Antônio Neto, Felipe Guerra, Elizaldo Batista, Mestre Louro e Banda Vibrantes.  



"Ocasionalmente, o café é realizado de forma itinerante, em locais como no Colégio Marista Pio XII e no Centro Cultural dr. José Nivaldo. Mas o encontro desta sexta é uma confraternização entre os participantes da associação, equipes gestoras das escolas, vereadores e funcionários da Câmara, pessoas da sociedade que sempre prestigiam como seu Antônio Barros, dona Ilaíse Guerra, dona Diva Guerra, por exemplo. Para marcar, teremos um Sarau e entrega de certificado para novos integrantes da associação", conta. Este ano a Alas também prestou homenagem aos artistas de Surubim Plínio Maciel, Amaro França, Anderso, Santos Antônio Neto, Felipe Guerra, Elizaldo Batista, Mestre Louro e Banda Vibrantes. 



O Café Literário acontece a partir das 8h30 desta sexta(25), na Câmara de Vereadores de Surubim.



ESCRITORA - autora do livro "Vitrine do Tempo", de poesias, Fátima Almeida se prepara para lançar "Pernambuco: cidades e curiosidades", sobre casos históricos interessantes ocorridos nos municípios do estado. "Não são causos, são acontecimentos da história local dos lugares, fatos curiosos, mas que realmente aconteceram, é um trabalho de pesquisa. Em Quipapá, por exemplo, as pessoas contam que o fato mais marcante na cidade é o caso de padre que assassinou um bispo. Em Escada, havia uma ponte em que as pessoas iam lá chorar suas mazelas nos dias de feira e ficou conhecida como a "ponte chora miséria", que foi demolida, mas foi fato", antecipa.

'A poesia é para comer', de 'A defesa do poeta', Natália Correia. 
Da Redação /  Fotos: Divulgação

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

LUCIANO MEDEIROS, o 'BOMBA': "Se Ana Célia não fizer o que prometeu, eu vou ser o primeiro a cobrar. Ela não pode fazer um governo para agradar amigos"

 

O vereador Luciano Medeiros (PSD) se prepara para assumir o quarto mandato na Câmara de Surubim, dessa vez, com uma diferença: vai integrar a bancada governista. Nos doze anos de Casa, "Bomba", como é chamado, só foi governo quatro meses, mas rompeu, inclusive quando ocupava a Presidência. Ficou conhecido justamente pelo estilo contundente de fazer oposição às administrações petistas no Município. Agora, vai integrar o time dos parlamentares encarregados de defender a gestão da prefeita Ana Célia (PSB), mas avisa que será um vereador parceiro, mas nunca submisso ao Executivo.  

"A função de fiscalizar do vereador independe da bancada dele, se situação ou oposição. Acho que Ana Célia foi eleita para fazer diferente. Agora ela é prefeita do povo todo de Surubim, e não só de quem votou nela. 'Você votou contra?' Não consegue o exame, acabou a ficha. Isso é uma mentalidade muito pequena e não pode mais ocorrer ! Tem muito trabalho para ser feito e o povo vai querer ver pronto o que ela prometeu, não é simples ? Ela tem que fazer o que prometeu, se não fizer eu vou ser o primeiro a cobrar, com muita naturalidade, porque o povo elege o vereador para isso", afirma.  

Ao contrário do que se possa imaginar, o vereador Luciano Medeiros não ficou conhecido por "Bomba" pela forma combativa de fazer oposição, com denúncias de falta de zelo no uso do dinheiro público e em defesa da ética. Também não foi pela liderança que exercia junto aos motoristas de toyotas lotação, quando fechava estradas em protesto contra a possível proibição dos veículos circularem. "É um 'apelido' de infância, que nem lembro como surgiu", diz.



Durante uma década, Bomba foi toyoteiro, como são chamados os motoristas que fazem transporte de passageiros na Região. "Antes eu tinha uma 'budega', uma venda como chamavam antigamente. Aí vendi o comércio e comprei um Toyota, fiquei no ramo por dez anos. "Tenho compadre, padrinho do meu filho, que é toyoteiro. Eu gosto de valorizar as pessoas. Tenho muitos amigos e o respeito deles", frisa. Fez o curso de técnico Agrícola, mas só trabalhou na área cerca de um ano. Foi aprovado no concurso de agente penitenciário e começou a trabalhar no presídio de Limoeiro. "A forma digna com que trato os familiares, também me fez mais conhecido", conta. 

Bomba foi eleito para o primeiro mandato em 2004, pelo PPS, com  584 votos. Em maio de 2008, perdeu o mandato por infidelidade partidária, numa ação do partido contra todos os integrantes que haviam deixado a legenda. Foi substituído nos sete meses finais do mandato pela suplente, professora Naiara. Na eleição de 2008, no entanto, reconquistou o mandato com 992 votos, pelo PSDB. Quando foi presidente, implantou Plano de Cargos e Carreiras para servidores da Casa, férias limitadas de 30 dias para o Legislativo, lei do nepotismo e votação em aberto para projetos polêmicos. Em 2012, pelo PSD, teve 1.133 votos, e agora, em 2016 conquistou 1.040 votos, pelo mesmo partido, e garantiu até 2020 a cadeira no Legislativo de Surubim.


MUDANÇA - depois de mais de uma década na oposição, o vereador Bomba espera fazer parte da base de uma gestão municipal diferente. "Não cabe mais prefeito que centraliza tudo, que coloca secretários decorativos, gente que não resolve nada e que não tem competência técnica. Túlio (Vieira) errou muito nisso, na equipe. Surubim tem muita gente competente, com conhecimento técnico em sua área, gente que nunca teve chance, inclusive. Lembre Arraes, o sujeito perdia a eleição, virava secretário. Não havia exigência técnica; não deu certo. Com Jarbas, mudou, veio a gestão técnica, com resultados. Com Eduardo, esse modelo foi aprimorado e o governador Paulo Câmara vem no mesmo caminho. Quer dizer, Ana Célia faz parte desse modelo de gestão e acredito que, com ela, o município passe a ter uma equipe de secretários, de fato, gente capaz de ajudá-la a acertar", aposta.

O vereador defende o enxugamento da máquina pública e intervenções na mobilidade como prioridades. "Por conta da crise, vejo é preciso enxugar a máquina pública. Outro problema sério é a mobilidade. Ninguém anda nas calçadas de Surubim e a prefeita não pode deixar de tomar uma atitude porque seu fulano, que é comerciante, votou nela e vai ficar chateado. Se o trânsito é caótico, vamos buscar soluções, ouvir toyoteiros, mototaxistas, a classe média, especialistas, enfim, não é só dizer 'não passa aqui' e pronto. A sociedade deu um recado muito sério a nós políticos agora, nas urnas. É claro que algumas medidas exigidas podem não agradar, mas Ana Célia não pode pensar em fazer um governo para agradar amigos. Vejo que ela tem vontade de acertar", acredita. (Alberico Cassiano) 

"EU SOU NEGUINHA!" : Educação de João Alfredo resgata identidade Quilombola de comunidade


Não é feio nem faz vergonha ser negro em lugar algum, muito menos na cidade de João Alfredo. Ao contrário, no  município do Agreste pernambucano, desde cedo se aprende, e na Escola, a reconhecer a importância da etnia negra, valorizar a cultura e ter orgulho da identidade e das raízes africanas.

Na Escola Municipal Heliodoro Gonçalves de Arruda, a negritude é vivenciada diariamente. A escola fica em Brejinhos, zona rural do município, e é reconhecida pelo Ministério da Educação como "Colégio Quilombola". Os moradores estão engajados para que a localidade seja reconhecida como Comunidade Quilombola.

Todos os anos, durante a Semana da Consciência Negra, a escola realiza um Festival de Cultura com apresentações artísticas das tradições quilombolas. "A comunidade se sente muito importante pelo resgate da identidade", frisa a secretária de Educação de João Alfredo, professora Alessandra Santos.


O trabalho foi destaque no jornal NE-TV da Tv Globo Recife, com a repórter Vanessa Andrade. Confira a reportagem.


Outras fotos do Festival de Cultura da Consciência Negra da Escola Municipal Heliodoro Gonçalves de Arruda: