segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Professor Lupércio, do SD, é eleito prefeito de Olinda


O candidato Professor Lupércio (SD) foi eleito neste domingo (30) prefeito de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Ele vai governar a cidade Patrimônio Histórico da Humanidade, a partir de 2017. O resultado saiu às 18h50, com 93% das urnas apuradas. Às 19h05, com 100% das urnas apuradas, ele totalizou 120.225 votos. Isso representou 57,04% dos votos válidos. O vice-prefeito será Márcio Botelho (SD).

No segundo turno, Lupércio derrotou o candidato Antônio Campos (PSB). Ele é irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu em 2014, em um acidente de avião em Santos (SP), durante a campanha presidencial. Antônio Campos ficou com 90.558 votos, ou 42,96% do total.

Olinda registrou também 8.053 votos em branco (3,38%) e 19.624 nulos (8,23%). Foram, ao todo, 20.868 abstenções (8,05%).


VITORIA - no discurso da vitória, Lupércio disse que vai voltar para para agradecer às pessoas que apoiaram o trabalho dele. "Houve uma identificação muito forte com a população, que reconheceu o trabalho que venho desenvolvendo nesses 16 anos como legislador. Vamos regatar a cidadania e a auto-estima do povo olindense", declarou.

Sobre a transição, Lupércio acredita que o processo vai ser tranquilo. "Nós vamos procucurar o atual prefeito (Renildo Calheiros - PC do B), sem nenhum problema. Vou procurar também conhecer o funcionamento das secretarias do município e me dedicar ao Carnaval", afirmou.

PERFIL - professor Lupércio, 48 anos, é deputado estadual. Foi vereador de Olinda por dois mandatos. Em 2012, tornou-se o vereador mais votado da cidade. Em 2014, conquistou o primeiro mandato de deputado estadual. Faz parte da Bancada Evangélica da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


PROPOSTAS - com eixos de campanha direcionados para a saúde e a educação, ele prometeu reativar e recuperar 10 postos de saúde e a Maternidade Brites de Albuquerque, além de abrir uma unidade especializada para idosos e colocar uma unidade móvel levando clínicos, ginecologistas, pediatras e dentistas até as comunidades.

Na educação, a proposta foi fazer o videomonitoramento nas escolas, além de mantê-las abertas e colocar cursos profissionalizantes e música. O candidato é professor de matemática e formado em direito.

VOTO -  Lupércio (SD) votou por volta das 10h30 deste domingo, na Escola Dom Pedro Bandeira de Melo, no bairro de Rio Doce. Ele estava com o presidente do Solidariedade em Pernambuco, deputado federal Augusto Coutinho, com o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PDT) e com o candidato a vice Márcio Botelho (SD).

Ele se mostrou bastante confiante ao sair da sua seção eleitoral. “Acredito que hoje vamos dar o grito da vitória, que está preso há um bom tempo”, ao dizer que pretende se dedicar mais à família ao fim da campanha. “Abri mão de tantas coisas, mas foi por algo nobre, porque eu sou filho de Olinda e tenho visto o que a cidade vem passando ao longo desse tempo”, declarou.

NOTA DE ANTÔNIO CAMPOS - por meio de nota, o candidato do PSB, Antônio Campos, agradeceu aos eleitores de Olinda pelos mais de 90 mil votos. Também comentou como será a postura diante da nova prefeitura que será comandada por Professor Lupércio.

"Desejo a Olinda a mudança que ela merece. O Muda Olinda sai vitorioso desta eleição por ter resistido por um projeto novo para a cidade, com propostas e projetos. Vejo o futuro com fé e esperança. Um Campos Arraes nunca desiste da luta. Estarei sempre ao lado de Olinda. Vencer é a própria capacidade de resistir", escreveu o candidato.

Veja o resultado final da eleição:
Professor Lupércio (SD):  57,04% (120.225 votos)
Antônio Campos (PSB): 42,96% (90.558 votos)
Brancos: 3,38% (8.053 votos)
Nulos 8,23% (19.624 votos)
Votos válidos: 210.783
Total de votos: 238.460
Abstenções 8,05% (20.868)


Fonte: G1 - PE.