segunda-feira, 31 de outubro de 2016

'Essa é uma vitória de todos que moram no Recife', diz Geraldo Julio


Prefeito reeleito no segundo turno das eleições no Recife com 61,3% dos votos válidos, Geraldo Julio (PSB) classificou a vitória nas urnas como sendo de 'todos que moram na cidade'. Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (30) no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, ele agradeceu os 528.335 votos recebidos. A comemoração da vitória foi marcada para Avenida Rio Branco, na região central da capital.

"É uma vitória da cidade inteira, de todos que moram no Recife. Nós queremos governar para todo o Recife, unir todos os recifenses para vencer as dificuldades que o Brasil está passando. O meu desejo é de trabalhar ainda mais nos próximos quatro anos e quero agradecer essa oportunidade. Eu estou muito feliz e animado com esse resultado e quero honrar os recifenses com mais trabalho ainda", afirmou o prefeito reeleito.

Segundo Geraldo Julio, a prioridade da sua segunda gestão na Prefeitura do Recife será melhorar a educação. "É pela educação que a gente constrói o futuro. Todo investimento, todo trabalho, toda mudança, toda transformação que a gente vem fazendo na educação, a gente vai continuar com isso, mas cuidando, sobretudo, de combater a desigualdade, a injustiça, e gerar oportunidades para o povo da nossa cidade", ressaltou.

Também presente na coletiva, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, classificou a reeleição de Geraldo Julio como 'a maior vitória que um prefeito já teve nessa cidade'. "O povo elegeu Geraldo porque soube acompanhar a sua trajetória e o que ele fez para melhorar a cidade, isso foi bem compreendido. Por isso, teve uma vitória inquestionável e consagradora", destacou.

O vice-prefeito reeleito, Luciano Siqueira (PCdoB), afirmou que a vitórias nas urnas representa uma aprovação da população com relação à gestão da cidade nos últimos quatro anos. "Além de um prefeito aprovado, Geraldo emerge, perante a cena política de Pernambuco e do país, como um líder com uma marca particular que tem a maior importância nesse período de transição da política brasileira: a capacidade de unir os diferentes e governar na pluralidade", pontuou.


COMEMORAÇÃO - os militantes e eleitores que votaram em Geraldo Julio comemoraram a reeleição na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, no Centro da capital, na noite do domingo. Com bandeiras e camisas amarelas, cantaram músicas da campanha e aplaudiram o prefeito reeleito. A festa  ao ar livre contou também com telão e fogos de artifício, além de uma faixa em homenagem ao ex-secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões, que morreu em 16 de outubro, vítima de um infarto.

"Estou pronto pra arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais. Hoje estamos comemorando, mas amanhã estaremos trabalhando. O que queremos é abrir as portas do futuro para o povo do Recife", afirmou Geraldo Julio no palco, ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Camara; do vice-prefeito, Luciano Siqueira; do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; e de secretários municipais. Geraldo lembrou também do ex-governador Eduardo Campos, falecido em um acidente de avião.



PERFIL - nascido em 19 de março de 1971, o recifense Geraldo Julio é formado em administração, casado e tem três filhos. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado em 1992, por meio de concurso público. Em 2000 e 2001, foi diretor de planejamento da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife.

Entre 2002 e 2003, foi secretário da Fazenda da Prefeitura de Petrolina. Em 2005 e 2006, atuou no Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2007, assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão. Em 2011, assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e a presidência do Porto de Suape.

Entre as principais propostas de Geraldo Julio, apresentadas durante a campanha de 2016, estão a construção do Hospital do Idoso, novas Upinhas, a criação de novos centros da Paz (Compaz), a ampliação das faixas exclusivas de ônibus e a climatização de 47% das salas de aula, além de fazer o calçamento de 480 ruas da cidade e mais 270 quilômetros.

Veja o resultado final da eleição: Geraldo Julio (PSB): 61,3% (528.335 votos)
João Paulo (PT): 38,70% (333.516 votos)
Brancos 3,46% (33.589 votos)
Nulos 7,87% (76.523 votos)
Votos válidos 88,67% (861.851 votos)
Total de votos 971.963
Abstenções 13,16% (147.282)

Fonte: G1 - PE.