quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pela primeira vez, a Guarda Municipal de Gravatá será comandada por uma mulher

Foto: Ednaldo Lourenço

O espaço da mulher na sociedade ganha cada vez mais destaque no país. Em Gravatá, no Agreste, não é diferente e, seguindo o ritmo dos demais municípios brasileiros com a inserção feminina no mercado, terá, pela primeira vez, uma mulher no comando da Guarda Municipal. Luciana Ribeiro de Santana Barbosa é o nome da nova comandante que assumirá a função na próxima quarta-feira (03), às 9h, no auditório do Colégio Salesianas. Na ocasião, o interventor do município, Mário Cavalcanti, passará a posse do cargo para a guarda municipal que, esteve à frente da autarquia como inspetora chefe no período de 2009 até 2012. O evento será aberto ao público.
Casada, mãe de dois filhos, graduada em Pedagogia, aluna do Colégio Militar e capacitada nos cursos de Polícia Comunitária e Moto patrulhamento, Luciana está, atualmente, trabalhando na corregedoria da Guarda Municipal de Gravatá que foi fundada em dezembro de 2008 e, hoje, conta com um efetivo de 76 agentes que trabalham na função de segurança patrimonial e na educação no trânsito.
Nessa nova etapa, a agente tem grandes expectativas e o objetivo de realizar um bom trabalho à frente da categoria. “É uma conquista muito válida não só pelo fato de ser uma guarda municipal, mas, principalmente, por ser uma mulher que, diante de uma sociedade machista, comandará uma corporação composta por mais de 80% de homens. Isso faz com que a gente trabalhe com mais garra e com um olhar diferenciado para a categoria. Um dos primeiros passos é capacitar a Guarda, através de cursos de formação nas mais diversas áreas, agregando, assim, valor ao potencial da categoria”, afirmou Luciana, ao explicar que, ter uma guarda municipal no comando era um dos pleitos da categoria que, agora, foi atendido pelo interventor.
Fonte: Gravatá Notícias.