segunda-feira, 4 de julho de 2016

Celpe orienta pais como evitar acidentes envolvendo energia elétrica durante as férias escolares

 
           A maioria dos acidentes envolvendo energia elétrica ocorrem dentro de casa. Com a chegada das férias escolares e a permanência das crianças no ambiente doméstico durante a maior parte do dia, os cuidados com a prevenção devem ser redobrados. Para evitar os riscos de choques elétricos e de ocorrências envolvendo a rede de distribuição, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta pais ou responsáveis para algumas situações e orienta procedimentos simples que resultam em maior segurança para todos.
          A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos circuitos e incêndios.
          Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. A Celpe lembra que água e energia não combinam. Nessas áreas molhadas, a Celpe lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).
              
          
                Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomado, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.
            Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma brincadeira bastante comum nas férias. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
              O perigo de empinar pipa em lugares indevidos ocorre quando a linha enrosca nos fios e equipamentos da rede elétrica, podendo provocar curtos-circuitos. Além do risco à população, pode prejudicar o fornecimento de energia. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios elétricos.


          A concessionária reforça que é terminantemente proibido subir em postes ou entrar em subestações para, por exemplo, pegar pipas ou buscar bolas. Nos dois casos, os acessos só estão autorizados aos profissionais a serviço da Celpe. Todas as brincadeiras devem ocorrer distantes da rede de distribuição de energia.
       A energia elétrica proporciona benefícios como bem-estar e conforto para toda a família, desde que utilizada corretamente. Mas, para isso, é preciso que a população esteja atenta às consequências que o uso indevido pode acarretar. O uso seguro e eficiente deve ser uma constante no convívio familiar para prevenir acidentes e combater o desperdício.
   Em paralelo aos alertas realizados em períodos de férias, a Celpe promove orientações junto à população que reside próximo às subestações, em associações de moradores, entidades de classe e em escolas públicas, durante todo o ano.
           Em casos de acidentes com energia elétrica, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.


 Principais dicas para evitar acidentes:

Ø  Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

Ø  Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas

Ø  Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores

Ø  Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio

Ø  Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio

Ø  É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe

Ø  Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica.

Ø  Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar choques fatais

Ø  Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma danificar o isolamento de fios da rede de distribuição

Ø  Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço

Ø  Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente

Ø  Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.

Fonte: Ass. Imprensa Celpe.