sexta-feira, 29 de julho de 2016

Carro com placa finalizada em 5, 6 e 7 tem documento válido até esta sexta


Atenção motoristas de Pernambuco. Quem ainda circula com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2015 deve ficar ligado. Donos de carros com placas terminadas  5, 6 ou 7 precisam renovar o documento até esta sexta-feira (29). Para os veículos de placa com terminação 8,9 e 0, o prazo vai até 30 de agosto.

Segundo o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), a partir de sábado (30), os condutores de veículos com as placas finalizadas com os números indicados estão sujeitos a punições, casos sejam  flagrados usando o CRLV fora da validade. Eles podem ter o carro apreendido. E mais: o veículo só é devolvido se o motorista apresentar o documento atualizado e pagar uma multa de R$ 191,54, além das taxas de liberação. Ele acumula, ainda, mais sete pontos na carteira.




Para tirar o CRLV, é preciso ter pagado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), as taxas de bombeiros e licenciamento, possíveis multas de trânsito vencidas e o seguro obrigatório. Quem pagou a taxa de postagem, que custa R$ 15,77, vai receber a certificação em casa, pelos Correios. Já aqueles que optaram por não pagar a taxa precisam agendar a emissão do documento no site do Detran e, depois, pegar a declaração em qualquer posto de atendimento.

Ainda de acordo com o órgão, quem pagou a taxa de postagem pode monitorar o envio do CRLV na internet. Para isso, é necessário digitar a placa do carro na seção ‘Consultar Placa’, que fica na parte esquerda superior da página inicial do site. Em seguida, é preciso clicar no botão ‘Detalhamento de Débito’ e na opção de rastreamento do CRLV. Somente o proprietário do veículo ou um procurador legal pode receber o documento.


Fonte: G1.