terça-feira, 17 de maio de 2016

Explosões de caixas eletrônicos causam destruição em bancos

Bandidos voltaram a explodir caixas eletrônicos em Pernambuco, na madrugada desta terça-feira (17). Demonstrando ousadia e muita força, eles arrombaram terminais de autoatendimento em agências bancárias do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, em Jatobá, no Sertão pernambucano.
Este ano, já foram registradas 17 investidas a bancos com uso de explosivos no estado. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que o número de assaltos cresceu 31% nos três primeiros meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.
O crime registrado no Cabo de Santo Agostinho aconteceu por volta das 2h30. Os ladrões estavam fortemente armados quando invadiram a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) do distrito de Ponte dos Carvalhos. Eles estavam em um Polo preto e em uma caminhonete branca.
O impacto da explosão foi tão forte que parte da agência ficou danificada. As vidraças foram quebradas e havia muita fumaça no local. Os ladrões, segundo policiais militares, conseguiram levar dinheiro. A quantia não foi informada.
De acordo com a Polícia Militar, os ladrões fugiram. Para escapar e evitar perseguição policial, os bandidos jogaram grampos na Avenida Nossa Senhora do Bom Conselho, onde fica a agência, e em vias da região.
Em abril deste ano, ladrões explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Gaibu e em um supermercado de Pontezinha, na mesma cidade.
Sertão - a outra investida criminosa da madrugada desta terça-feira foi registrada no posto de atendimento do Banco do Brasil do distrito de Itaparica, em Jatobá, no Sertão pernambucano. Por volta da 0h, os ladrões acionaram os artefatos. Foram ouvidas três explosões. A agência ficou destruída.
Testemunhas contaram que os ladrões fugiram em uma caminhonete em direção à zona rural. A Polícia ainda não divulgou se os assaltantes conseguiram levar o dinheiro.
Policiais da Companhia Militar de Petrolândia-PE, Delmiro Gouveia (Alagoas) e Paulo Afonso (Bahia), também no Sertão, estão fazendo rondas na área para tentar localizar os suspeitos.
Outros casos - no início de abril, moradores de Macaparana e São Vicente Férrer viveram madrugada de terror. No dia 6, bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.
A ação orquestrada começou por volta das 23h do dia 5 e acabou depois da 1h30 da quarta.  Foi praticada por bandidos que portavam armamentos pesados e muitos explosivos potentes. Os assaltantes fugiram em quatro carros, com destino ao estado da Paraíba.
Em Macaparana, os assaltantes fecharam as duas entradas da cidade. A polícia confirmou que o bando colocou grampos nas ruas para dificultar a passagem dos carros da polícia.
Os ladrões usaram bombas e danificaram a estrutura do Banco do Brasil, no Centro. Pedaços de cédulas ficaram espalhadas pelas vias. Na saída, de acordo com relatos de moradores, deram muitos tiros. Há informações de  que um carro foi incendiado.
Em São Vicente Férrer, a polícia  informou que os bandidos agiram para impedir a saída de militares acionados para reforçar o efetivo de Macaparana.
De acordo com o coronel José Souza Filho, do 22º Batalhão da PM, os ladrões  foram até a frente do destacamento e começaram a atirar. Duas viaturas foram atingidas. Uma delas estava estacionada na frente do prédio da PM.
Por isso, a  Polícia Militar enviou três viaturas de batalhões de outros municípios  da região para ajudar a procurar os assaltantes. Entretanto, os militares foram surpreendidos por grampos colocados na estrada. Moradores relataram que foram ouvidos muitos tiros e explosões.
Artefatos - Também em abril, policiais militares apreenderam em São Benedito do Sul, na Mata Sul, oito bananas de emulsão explosiva. Os artefatos estavam em carros abandonados. A PM também encontrou ferramentas, máscaras e grampos, como os que estão sendo usados pelas quadrilhas de assaltos a bancos em  Pernambuco. Este mês, mais grampos foram recolhidos pela polícia, em São Vicente Férrer.
Fonte: G1.