terça-feira, 19 de abril de 2016

Escolas de João Alfredo vivenciam Dia do Índio com grupo da Tribo Funil-ô

           



               Aos seis anos, as amigas Camille Vitória e Ariane Alves estão encantadas por conhecerem “um índio de verdade” e por terem a alegria de poder “brincar de índio”, com índios, na escola. Um grupo da tribo Fulni-ô, do município de Águas Belas, foi convidado para as festividades do Dia do Índio, nas escolas da Rede Municipal de João Alfredo. Devidamente caracterizados, os índios fulni-ô trouxeram a cultura indígena para a escola, com danças, cânticos, orações e informações sobre os costumes da tribo, num bate-papo com os alunos e comunidade escolar. Vários grupos artísticos, formados por alunos também se apresentaram, em homenagem aos indígenas.





                Na Escola Severino Barbosa de Farias, no sítio Gangungo, alunos da comunidade e das escolas das localidades do Sítio Roque, Olho D’água Cercado e Ribeiro Grande participaram da festa, com tom de aula-espetáculo, tornando o aprendizado sobre a cultura indígena muito mais atrativo e prático. Em outro momento, os fulni-ô foram recebidos pela Escola João Ferreira da Silva, na localidade de Pau Santo, que recebeu alunos de escolas das comunidades locais.






                “É muito importante a criança conhecer e aprender a valorizar a cultura indígena. Parabenizo o trabalho feito pelas escolas, pelos professores, gestores e todos os funcionários. A organização, o zelo, os detalhes bem cuidados, a alegria das crianças, tudo é mérito de vocês. Temos uma equipe comprometida. Agradeço a presença dos pais, venham sempre à escola, acompanhem os filhos, fiscalizem a merenda. Obrigado especial a todos os índios da Tribo Fulni-ô, por trazerem sua cultura, seus costumes para nossas escolas”, disse a prefeita Maria Sebastiana, que prestigiou a atividade escolar.




                 “É muito importante o que a Prefeitura está fazendo, aliás, um exemplo a ser seguido. Estamos alegres por poder mostrar nossos valores, pelo carinho que recebemos, principalmente das crianças. Gostamos quando nossa cultura é valorizada. Aqui percebemos uma harmonia especial. A escola é a segunda casa do índio”, disse o índio Megarom.




            
                “O povo indígena tem muito o que nos ensinar. A preocupação do índio com o meio ambiente, por exemplo, é algo importante para a criança aprender”, destaca a secretária de Educação, professora Alessandra Santos. “Uma coisa é falar dos ‘primeiros habitantes do Brasil’, outra coisa é trazer o exemplo vivo, concreto... fica bem mais fácil para ensinar e as crianças adoram”, afirma a professora Lucimere Ferreira.



             
              Os índios da Tribo Fulni-ô são os primeiros a serem reconhecidos oficialmente com povo indígena, ainda em 1920, e os únicos do Nordeste que conseguiram preservar a própria língua. Este é o segundo ano que o grupo participa das comemorações do Dia do Índio, a convite da Prefeitura de João Alfredo.    

                 
Fonte: com informações da Assessoria de Imprensa.