sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

João Alfredo deixa viva tradição do Carnaval

               
MARIA SEBASTIANA: "Temos compromisso com as tradições de João Alfredo" 
                O primeiro carnaval do pequeno Pedro Sampaio foi longe de qualquer tumulto. Preocupados com a segurança do pequeno folião, os pais deles, o casal Diogo e Mariana Sampaio, decidiu passar os dias do reinado de Momo em João Alfredo. “Eu sou do Recife e sempre passei o carnaval lá e em Olinda. Como ela é de João Alfredo, esse ano, resolvemos brincar aqui por conta dele. Ficamos preocupados como a violência, com multidão e apertos ou empurra-empurra. Gostei bastante”, afirmou. “A festa é bem organizada. Quem tem filho pode brincar com tranqüilidade”, completa a mamãe do pequeno folião.

FAMÍLIA : casal Diogo e Mariana Sampaio pensou na segurança do pequeno Pedro.

VALORIZAÇÃO : cultura popular tem presença garantida na programação oficial.
           
             Mesmo com a séria crise econômica instalada em Brasília, e que afeta, sobretudo os pequenos municípios, a Prefeitura de João Alfredo viabilizou uma parceria com a Empetur – Secretaria de Turismo de Pernambuco para garantir a festa deste ano. “A crise econômica é muito séria e, por isso, muitos municípios decidiram cancelar todo carnaval. Buscamos a parceria com o Governo do Estado, a quem agradecemos pelo apoio. João Alfredo tem tradição no carnaval desta região, faz parte da nossa cultura. Não podíamos deixar essa tradição morrer. Queremos agradecer a todos que trabalham para que o evento aconteça, ao povo de João Alfredo e a todos os visitantes”, afirmou a prefeita Maria Sebastiana (PSD), durante a abertura da festa, no sábado(06).


MUITA GENTE : João Alfredo fica tomada de foliões
SEMPRE EM CASA : foliões nunca brincaram fora da cidade feliz. 

                Enquanto a maioria das cidades do Agreste Setentrional pernambucano fica praticamente deserta no período do carnaval, porque os moradores viajam ao litoral, João Alfredo, conhecida como a cidade feliz, realiza um dos mais tradicionais carnavais do interior. “Sempre nos divertimos muito no carnaval e nunca saímos daqui para nenhuma cidade. Desde que nasci, a brincadeira é aqui, e isso só ‘tá’ fazendo quinze anos”, diverte-se o folião “Richard”, ao lado das animadas “Bianca” e “Nicole”.  

OPORTUNIDADE : carnaval gera renda para população de João Alfredo
                Numa região carente de empregos, a festa também é uma oportunidade de se garantir um dinheiro extra no orçamento das famílias. A vendedora Maria Francisca, moradora de João Alfredo,  há sete anos trabalha em festas de rua, com sua barraquinha de doces e bombons. “É o meu emprego. Uma festa assim ajuda muito, principalmente nessa crise. Temos que ser otimistas e eu sou”, afirma.

APESAR DA CRISE : o carnaval trouxe bons resultados para a vendedora Ana Amélia.
                Com uma barraca de bebidas, a vendedora Ana Amélia Souza, também encontrou no carnaval de João Alfredo uma boa oportunidade de ocupação temporária, e apesar da festa ser modesta, espera faturar mais do que num grande evento em que trabalhou no carnaval do ano passado.  “Trabalhei no ano passado no ‘Olinda Beer’ e  não vendi nada. Estou satisfeita esse ano, aqui em João Alfredo. Claro que a crise é séria e a gente sabe disso, mas temos que ser otimistas e eu sou”, diz.

SERVIÇOS : hospital Municipal funcionando 24 horas e equipe do Samu garantiram serviços de saúde
NA PAZ : policiais do 22o Batalhao da Polícia Militar garantiram a segurança do evento 
 
                O Carnaval 2016 de João Alfredo conta com atrações que atendem aos foliões de todos os gostos, com desfiles de cerca de vinte blocos, som de paredão, o tradicional Homem da Meia-noite, desfile de Zé Pereira, grupos da cultura popular e bonecos gigantes. No palco armado na praça Manoel Cavalcanti acontecem shows artísticos, cujas atrações foram cedidas pelo Governo do Estado. A festa contou ainda com estrutura de saúde, com hospital Municipal funcionando 24 horas e equipe do Samu, e segurança particular e com policiais militares do 22º batalhão da PM.