quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vídeo mostra rompimento de barragem e desespero de funcionários em MG


Um vídeo gravado na região do distrito Bento Rodrigues, em Mariana (115 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais), mostra o momento em que a barragem de Fundão, na mina de Germano, se rompe. As imagens circulam no aplicativo WhatsApp e mostram alguns homens, que seriam funcionários da mineradora Samarco, fugindo em um carro da lama derramada pelo desastre.
Um dos passageiros do carro grita "Vai, Tiago, acelera essa p...!" enquanto a lama avançava sobre o veículo. Quando o volume se aproximava, um deles se desespera: "Volta, volta".
O rompimento da barragem matou pelo menos três pessoas e deixou quatro feridas. O acidente aconteceu entre 15h30 e 16h desta quinta-feira (5). Dez pessoas estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. Existe a possibilidade de que algumas pessoas tenham ficado ilhadas, e outras, soterradas. 
 
O Corpo de Bombeiros de Mariana confirmou às 19h30 a retirada de dois corpos. Um homem foi levado para o Instituto Médico Legal da cidade. O outro, também de um adulto, ainda está no distrito. O número de vítimas pode subir, pois há muitas pessoas soterradas.

O hospital Monsenhor Horta, em Mariana, confirma ter recebido cinco vítimas do rompimento. Uma delas já chegou morta, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Segundo o vice-presidente do Sindicato Metabase Mariana, Angelo Eleutério, que está na portaria da mineradora, a vítima, um fiscal, teria sofrido uma parada cardíaca ao ver o desabamento. As outras quatro pessoas passam bem. 

Até as 19h, eram procuradas pelo menos dez pessoas na barragem. O resgate está sendo feito por helicópteros - as ambulâncias não conseguem chegar até o local. Segundo informações de pessoas no local, só é possível ver a torre da igreja matriz do subdistrito

Fonte: UOL.