quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vendas de veículos caem 37,31% em Pernambuco


As vendas de veículos em outubro de 2015 caíram em Pernambuco 37,31% em relação ao mesmo mês de 2014, revela uma pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A redução das vendas no Estado superaram a média nacional, que foi de -33,81%. Os dados foram coletados com base nos emplacamentos registrados pelo Denatran.

Comparando os meses de setembro e outubro de 2015, foi registrada uma queda nas vendas em todo o País de 5,68%. No acumulado do ano, esse índice chega a 20,71%, quando verificados todos os setores automotivos.

Em nota, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, apontou como principal fator para a queda a crise econômica. A alta da inflação e das taxas de juros, o índice de endividamento das famílias e o aumento do desemprego estão entre os principais pontos, segundo a instituição. A redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que barateou os veículos em 2014, também é evidenciada pela Fenabrave. 

A Fenabrave já previa uma queda nas vendas de veículos este ano. Assim como também não está prevista nenhuma recuperação do setor nos dois últimos meses do ano.

Ainda segundo a Fenabrave, a redução na comercialização prejudica, também, a manutenção dos empregos nas concessionárias. “As concessionárias têm estruturas maiores e que se prepararam para um cenário crescente de mercado e não de retração drástica como estamos vivenciando. Assim, os ajustes estão sendo inexoráveis ao setor”, completa Assumpção Júnior, em nota.

Fonte: jornal do Commercio.