terça-feira, 3 de novembro de 2015

UNICEF promove 6º Ciclo de Capacitação em Pernambuco

Fundo das Nações Unidas reúne centenas de representantes de municípios pernambucanos 

Pernambuco irá sediar a segunda rodada do 6º ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, que acontece entre os dias 04 e 06 de novembro, em três municípios polos do Estado. Ao todo, 107 municípios pernambucanos deverão participar da capacitação. Representantes do UNICEF, Serta, Grupo Neoenergia e Centro das Mulheres do Cabo estarão nos municípios polos de Salgueiro (04/11), Arcoverde (05/11) e Caruaru (06/11).

Centenas de lideranças adolescentes, articuladores e técnicos municipais e conselheiros de direito das crianças e adolescentes estão sendo aguardados nos três encontros. Serão reunidos representantes de 24 municípios em Salgueiro, 29 em Arcoverde e 54 em Caruaru.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está reunindo uma série de parceiros para lutar pela ampliação dos direitos das crianças e adolescentes do semiárido brasileiro nesse 6º Ciclo de Capacitação. Os encontros contarão com o apoio forte da Petrobras, considerada como a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo e reconhecida por suas ações sociais. Além da Petrobras, apoiam o projeto o grupo Neoenergia e a Fundação Telefônica. A iniciativa conta ainda com a parceria do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta/PE), Centro das Mulheres do Cabo e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).  

Entre os temas discutidos no 6º ciclo de Capacitação, estará o Plano Municipal de Esporte Educacional e as ações de mobilização pelo esporte educacional, seguro e inclusivo. Será feita também uma exposição sobre a Plataforma de Acompanhamento Virtual do Selo. Lançada pelo Programa Novas Alianças, a Plataforma Virtual facilita o levantamento de informações sobre a situação de crianças e adolescentes dos municípios e orienta na elaboração de políticas públicas.

Na ocasião, os adolescentes presentes irão realizar mais uma oficina de formação Competências para a Vida, com o auxílio de assessoras técnicas do Centro das Mulheres do Cabo. Técnicos do TRE farão uma capacitação junto aos adolescentes com o tema ‘Fortalecimento da cidadania dos adolescentes do semiárido pernambucano’. 

MUNICÍPIO APROVADO

            O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional do Unicef ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade devida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal.

            O Selo parte do princípio de que cada município pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes.  




PERNAMBUCO


04/11 – Salgueiro 
Endereço: Spaço Fest – Rua Casal Joaquim Levino e Hercília, 30 – Por trás do Salgueiro Shopping Horário: Das 8h às 13h


05/11 – Arcoverde 
Endereço: Hotel Cruzeiro – Avenida Osvaldo Cruz, 1740 – Coronel Siqueira Campos - Horário: Das 8h às 13h


06/11 – Caruaru 
Endereço: Caruaru Park Hotel - BR-232, Km 128 – Maurício de Nassau -Horário: Das 8h às 13h