segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Surubim pode voltar a receber água de Pedra Fina

QUALIDADE : água de Pedra Fina é considerada de melhor qualidade do que a de Jucazinho.

Para tentar contornar os transtornos causados pelo colapso do Sistema Jucazinho, só agora, quando o volume chega a quase 2%, o governo do estado decidiu elaborar um projeto para interligar o sistema Siriji, com a barragem de Pedra Fina, e amenizar o sofrimento da população.


ideia foi lançada pelo secretário de Planejamento, Danilo Cabral, em reunião com o governador Paulo Câmara, e anunciada nas mídias sociais:    


“ A Compesa dará início à elaboração do projeto da obra de interligação do Sistema Siriji com Pedra finaque vai ajudar os municípios da região a atravessar esse difícil período de estiagem, que pode se agravar em 2016. Será reativado o ramal que já abasteceu anteriormente a cidade de Surubim, hoje atendida pelo Sistema Jucazinho. A reunião ocorreu, nesta segunda-feira (23), na Secretaria de Planejamento e Gestão, no Recife, e também participaram da reunião os secretários de Agricultura, Nilton Mota, e de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares”, divulgou.

HISTÓRIA: Surubim passou a ter água na torneira (em 1982) pela ação estruturadora do prefeito Antônio Barros.
Antes de receber a água de Jucazinho, Surubim era abastecida pela água de Pedra Fina, cujo sistema foi realizado na gestão do então prefeito Antônio Barros e do governador Marco Maciel.

No anuncio desta segunda, o governo de Pernambuco não anunciou detalhes da ação, a exemplo do custo do projeto nem da execução da obra, nem os prazos.