domingo, 8 de novembro de 2015

Raquel Lyra assume o PSB de Caruaru e deve disputar Prefeitura


O Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco (PSB/PE) confirmou a nomeação da deputada estadual Raquel Lyra como presidente da Comissão Provisória do Partido, em Caruaru.  O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, esteve reunido com o grupo que, a partir de agrora, irá compor a Comissão. 

Raquel substitui a ex-deputada Laura Gomes no comando dos socialistas. Também vão fazer parte da nova gestão o vice-presidente José Pereira; o secretário-geral Rubens Júnior; o tesoureiro Luciano Vasquez (representante da executiva estadual) e o membro Rodrigo Pinheiro. O secretário de Relações Institucionais do Governo, André Campos também esteve presente na reunião.

Com o comando do partido nas mãos, a socialista fica praticamente com a garantia de viabilizar sua candidatura para Prefeitura de Caruaru. Especulou-se inclusive, a saída de Raquel do PSB, para disputar o pleito no próximo ano. 


Sileno Guedes falou da mudança do comando da legenda na capital do Agreste. “Nós já vínhamos discutindo desde janeiro com todos os companheiros de partido. Caruaru é uma cidade muito importante para a executiva estadual e nacional do PSB. Raquel chega para dar continuidade ao trabalho do histórico PSB de Caruaru. Ela e essa comissão vão fazer o partido crescer, ter vida orgânica. Essa característica do PSB em Caruaru será ampliada. Raquel dará segmento a um trabalho importante, que já foi feito dando o destaque que o PSB de Caruaru sempre teve no cenário estadual e nacional”, disse o presidente do PSB de Pernambuco.

 “Depois de muita discussão do posicionamento do PSB na cidade de Caruaru, nós vamos assumir a presidência do partido por delegação do executivo estadual junto com companheiros que têm boa trajetória na vida pública e nas atividades que dignificam a política. A ideia é que possamos fazer um trabalho de discussão da cidade, de fortalecimento institucional e orgânico do partido, trabalhar as filiações partidárias e buscar os seguimentos de mulher, de juventude, de negritude, dos movimentos LGBT, rural e sindical. A partir disso, com demais atores do partido, transpor a bandeira socialista e fazer uma discussão com a sociedade. O PSB já trás essa experiência de discussão no estado de Pernambuco. Tive a honra de acompanhar esse governo com Eduardo, João Lyra e, agora, com Paulo Câmara”, falou Raquel.

O secretário de Relações Institucionais do Governo, André Campos, afirmou que a deputada Raquel Lyra tem todas as condições de conduzir o partido em Caruaru e quem sabe levar o PSB ao comando do município. “Foi um processo importante, sem nenhum tipo de problema. Na realidade estamos muito felizes de que a condução do partido em Caruaru, até pela alternância de poder, fique sobre o comando de Raquel. Desejo que o partido cresça cada vez mais e possa chegar à Prefeitura”, disse.

História - Raquel foi reeleita a deputada estadual mais bem votada no Estado, tendo mais de 80 mil votos, ficando em terceiro lugar no quadro geral. Ela iniciou na política ainda no final da década de 80, entregando panfletos e adesivos na campanha do pai João Lyra Neto para prefeito. Sua vida pública começou como advogada trainee do Banco do Nordeste. Depois, passou no concurso de delegada da Polícia Federal, atuando na Delegacia do Turismo, no Rio de Janeiro. Ela só deixou esse posto depois que passou em novo concurso para exercer a função de procuradora do Estado, ainda na gestão de Jarbas Vasconcelos.

Como procuradora concursada, foi convidada pelo então governador eleito, Eduardo Campos, para ser chefe de sua assessoria jurídica. Quando foi eleita deputada pela primeira vez em 2010, foi a mais votada na cidade. Logo depois, assumiu a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude a convite de Eduardo. Desde 2013 exerce sua função no parlamento estadual.