sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Protestos nas mídias sociais cancelam seleções "malassombradas" das Prefeituras de Surubim e Casinhas

OLHOS ABERTOS : midias sociais mobilizaram sociedade e profissionais de Saúde prejudicados  

Nem água benta, nem alho, nem crucifixo. A mobilização das pessoas nas mídias sociais foi a responsável pelo adiamento das seleções "malassombradas" para contratação de profissionais para as secretarias de Saúde das Prefeituras de Surubim e de Casinhas.

A divulgação, nos dois casos, surgiu assim, no susto feito mal assombro, ou "malassobro", como se costuma dizer aqui no Nordeste. Não fossem as mídias sociais, boa parte da população não teria acesso à informação.     

Na prática, as pessoas só souberam da realização da Seleção Simplificada no primeiro dia da inscrição. Detalhe: o prazo de inscrição é de apenas dois dias.

O fato gerou protestos contundentes, sobretudo nas mídias sociais. Leia as matérias : Contratação "malassombrada da Prefeitura de Surubim gera protestos nas midias sociais 
http://www.albericocassiano.com.br/2015/11/contratacao-malassombrada-da-prefeitura.html 
e A clone : contratação "malassombrada da Prefeitura de Casinhas gera protestos nas midias sociais 
http://www.albericocassiano.com.br/2015/11/a-clone-contratacao-malassombrada-na.html

Em Surubim, vereadores ameaçaram ingressar com ação no Ministério Público pedindo cancelamento da seleção "malassombrada", digo, simplificada.


Em Casinhas, a vereadora Verônica Geriz (PSB) anunciou, por meio de sua página no Facebook que havia feito a denúncia no MP, com mais dois parlamentares de oposição: “ Procuramos hoje a promotoria, em Surubim, e registramos a denúncia dessa seleção que está ocorrendo na secretaria de Saúde de Casinhas. Eu, junto com os vereadores Marcelo e Maria Pires É desumano querer que as pessoas, em apenas dois, tomem conhecimento e venham realizar sua inscrição e ainda apresentem toda a documentação necessária. Sem falar que quase não houve publicidade. As pessoas me procuraram e após a reunião da Câmara, fui na secretaria de Saúde e solicitei a cópia completa do edital. Agora está a cargo do Ministério Público para que as providências necessárias sejam tomadas. Vamos aguardar”, postou a vereadora.

As duas Prefeituras decidiram adiar a realização das seleções simplificadas. A Prefeitura de Casinhas divulgou nota afirmando que havia solicitado " à empresa OS, responsável pela realização do processo seletivo, ainda no dia de ontem (25), a suspensão temporária da Seleção Simplificada que estava prevista para acontecer no próximo domingo (29). 

Assim, a "Organização Social em Saúde Dr. Jaime Justiniano", contratada para fazer as seleções divulgou nota informando que "ante as insurgências ocorridas, fica o referido procedimento cancelado ", tanto em Surubim, quanto em Casinhas. 

O edital para a Seleção Simplificada está sendo reformulado e o processo será retomado em 90 dias, nos dois Municípios. Não foi divulgada nenhuma informação sobre o processo de escolha da empresa para a realizar as seleções, nem o valor pago pelos Municípios pelo serviço. As Prefeituras não informaram como vão suprir temporariamente à demanda dos profissionais da saúde que seriam contatados.

Fontes: com informações dos blogs Negócios e Informes (Luiz Geramano) e Casinhas Agreste (Charles Nascimento).