quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ele ganha bebida alcoólica de pessoas "normais" ...



"De perto, ninguém é normal", nos diz o compositor Caetano Veloso. E a postagem de Luiz Carlos Mota, na página dele no facebook, é muito pertinente. O cometário dele merece nossa reflexão. Este ser humano merece mais respeito das pessoas. Nosso país está, felizmente, superando a fase de trancafiar em manicômios nossos "doentes mentais". Entretanto, a sociedade necessita de esclarecimento sobre o tema e mais sensibilidade para o convívio com pessoas, a exemplo do "Melado", que vaga pelas ruas de Surubim e ainda "ganha" bebida alcoólica para consumir, de pessoas, possivelmente, sem nenhum problema mental. 

A informação é muito importante. Assim, sugiro a quem tiver interesse sobre o tema, os links : 
http://www.adeb.pt/pages/estigma-saude-mental  que traz "Estima e Saúde Mental" e o http://www.vice.com/pt_br/read/o-brasil-trocou-os-manicomios-pelos-remedios-psiquiatricos, com um importante questionamento : O Brasil trocou os manicômios pelos remédios psiquiátricos ?

Abaixo,o texto do meu prezado amigo "Lulu" , a quem parabenizo pela excelente percepção, de conseguir enxergar, em nossas ruas, perdidos, seres humanos tão distintos. 

"Parece cômico, não? Mas é sério. Muito sério ! Infelizmente, a falta de bom senso de boa parte da população é grande. Por desconhecimento acerca de saúde mental ou imaturidade, muitos tratam pessoas com problemas mentais como “bobos da corte” e pária da sociedade. 

Um exemplo é o rapaz conhecido vulgarmente por “Melado”. Ele é visto constantemente vagando pelas ruas de Surubim ao relento e sem cuidados básicos. Às vezes sob o efeito de álcool, oferecido por gente que gosta de vê-lo surtando e dizendo impropérios. 

Já não bastassem as dificuldades de se viver assim sem tratamento devido, há quem faça pouco caso e não demonstre empatia, sensibilidade, solidariedade, etc. Em vista disso, invista em compreensão. Ajude ou pelo menos não atrapalhe. Pois loucos é quem ignora o respeito para com o próximo."