quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Contratação "malassombrada" da Prefeitura de Surubim gera protestos nas midias sociais

"Comunidade do Doquinhas ganha calçamento e praça" é o destaque principal do site da Prefeitura.
Numa época de crise e com o desemprego assustando o brasileiro, as oportunidades de emprego são disputadas de forma cada vez mais acirrada. Se um shopping, por exemplo, numa grande cidade anuncia hoje, que amanhã oferecer empregos, fatalmente as filas, geradas na frente do empreendimento, serão notícia. Se uma instituição pública anuncia um concurso, muitos irão se inscrever, e, seguindo os prazos do edital, vão lutar para conquistar o emprego público.

Gera descontentamento, no entanto, a forma que a Prefeitura de Surubim optou para contratar 89 profissionais para a  Secretária de Saúde e Policlínica Municipal: uma seleção simplificada, divulgada, quase na surdina. A divulgação surgiu assim, no susto feito mal assombro, ou "malassobro", como se costuma dizer aqui no Nordeste. Não fossem as mídias sociais, boa parte da população não teria acesso à informação.     

No portal oficial da Prefeitura, por exemplo (http://surubim.pe.gov.br/portal/) não há nenhuma informação a respeito. A principal machete em destaque é "Comunidade do Doquinhas ganha calçamento" (como se comunidade não pagasse imposto e estivesse ganho algo mesmo).

Na prática, as pessoas só souberam da realização da Seleção Simplificada no primeiro dia da inscrição. Detalhe: o prazo de inscrição é de apenas dois dias.

A única divulgação, digamos "quase" oficial, coube ao vereador licenciado Lúcio Fabrício, da base governista, que postou no seu perfil no Facebook, um comunicado com informações mais concretas do processo, frisando, no entanto, que a exemplo da população, também ficou sabendo do edital no dia da abertura da inscrição: 

LUCIO FABRICIO : "Sou vereador licenciado,mas não deixo de cumprir com meus encargos de sempre levar as questões municipais ao conhecimento de todos"

" ATENÇÃO POPULAÇÃO - COMUNICADO
Chegou AO NOSSO CONHECIMENTO APENAS HOJE que a Prefeitura Municipal de Surubim abriu seleção para preenchimento de 89 ( OITENTA E NOVE) vagas na Secretária de Saúde e na Policlínica Municipal de Surubim.
O documento do processo SELETIVO DATA DO DIA 20/11 e teve o início das inscrições HOJE (24/11) e se encerra AMANHÃ (25/11) às 12:00 na Secretária de Saúde, localizada em frente ao INSS.
A realização da prova objetiva será no dia 29 de novembro e os resultados serão divulgados nos quadros de avisos de ambos os locais.
Seguem as fotos do edital, maiores informações na Prefeitura e na Secretária de Saúde ou com a instituição organizadora do processo: Hospital Memorial Jaime Santana. Tel.: (81)3046-3885"

"Queridos amigos, assim como TODA A POPULAÇÃO, só tive conhecimento desse processo seletivo na data de hoje, sendo assim achei por bem divulgar aos interessados. Sou vereador licenciado,mas não deixo de cumprir com meus encargos de sempre levar as questões municipais ao conhecimento de todos. Infelizmente a realização dessas ações fica à cargo do PODER EXECUTIVO do município. Esse sim tem a obrigação de divulgar e convocar a população para abertura de vagas, sejam elas em qual área for dentro da esfera administrativa surubinense. Desde já desejo sorte aos que se candidatarem! " , esclareceu.

 A divulgação da Prefeitura, quase sem alarde, gerou protestos, nos cometários da postagem: 

“ Por que não foi divulgado ? Encontrei essa publicação no face”, questiona a internauta Graças Silva de Lima.

“Bom, em primeiro lugar, obrigada por compartilhar essas informações, mas poderia ter sido feito com um prazo bem maior e sem exclusão, pois somos todos competentes e merecemos os mesmos direitos”, lembrou Manuelly Edinamar.

 Gente. Só resolveram falar porque descobriram. Ou vocês acham, que estão falando agora, por vontade própria ? “,, postou Gebson Silva.

 “ Os processos seletivos,  assim como os concursos, deveriam  ter, em sua comissão,  representantes da sociedade civil e obrigatoriamente a participação do Ministério Publico ou até mesmo a OAB...fica ai a sugestão. ..e boa sorte para que vai participar dessa "seleção simplificada" ...., sugere Givaldo Guerra Guedes.

“ É verdade. Falar hoje pra acabar amanhã e ainda fazer prova sem estudar, nunca vi isso”, completa Carolina Lima.

“Isto não existe” , sentencia Maria Verônica.

 “Isto é muito sério. Aconselho a todos, procurar o Ministério Público e fazer uma denúncia”, sugere Luiz Aguiar.

“Ito é uma afronta à moralidade administrativa e ao princípio da publicidade. Este certame deve ser cancelado. Só resumo em uma palavra: vergonha! Vou entrar com uma ação para impugnar amanhã mesmo”, anuncia Evandro Barbosa.







Ainda, de acordo, com o edital da Seleção Simplificada, a prova objetiva já acontece no próximo dia 29 , e o resultado será divulgado ate 29 de dezembro.