sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ciro Gomes questiona FHC, Lula, Dilma, Aécio e Marina. E pode disputar em 2018

Aos 57 anos de idade e 33 de vida pública, o entrevistado desta semana do Espaço Públicojá acumula participação em três tentativas de se tirar do poder um presidente da República no Brasil. Sem medo de assumir posições, Ciro Gomes sempre toma partido nessas situações. Na entrevista fala sobre a situação ecônomica e política do país :
Lula: "que grande peso tem a palavra do Lula ? a moral do Lula é frouxa. O Lula dizia assim pro povo, sem dizer...oh, eu vou ter que fazer aqui uns trambiques, pra poder deixar aqui alguma coisa pra vocês..e o povo percebia essa lógica"
FHC: "ele manipulou a grande mídia para não ter nenhum debate nas eleições de 1998, quando eu fui candidato. Pensei que ia tirar a máscara de Fernando Henrique"
Dilma: "ela faz um discurso moralista com um governo todo misturado, cheio de pilantras..vai ter o escândalo 2.0 (dois ponto zero), porque ela está nomeando essa turma toda só pra roubar...é só esperar a segunda rodada de escândalos, aí ela não vai aguentar mais..."
Aécio: "a Dilma ganhou a eleição, basicamente, porque o Aécio perdeu na terra dele, em Minas Gerais. Das duas vezes que disputei, venci no Ceará...teria vergonha de me apresentar ao Brasil se não tivesse sido o prefeito de capital mais popular e o governador mais popular do Brasil"
Marina: " a população apostando em alternativas, com os políticos tentando fazer uma sintonia meio picareta com o moralismo difuso...isso é a cara da Marina...moralismo difuso, uma nova política, que ninguém sabe o que é. Ela não é aventureira, é despreparada, e perdeu no Acre."


Em 1992, Ciro defendeu com firmeza o impeachment de Fernando Collor. Em 1999, embora fosse oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, combateu o movimento “Fora, FHC”. Agora rejeita a tese de afastamento da presidenta Dilma Rousseff, que avalia como golpista, alertando para os riscos à democracia.
O político nascido em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, mas com mais de três décadas de carreira pelo estado do Ceará, esteve no programa Espaço Público, da TV Brasil.
Ciro Gomes já foi deputado estadual e federal, prefeito de Fortaleza, governador cearense, ministro da Fazenda e da Integração. Também foi candidato à Presidência da República, por duas vezes, em 1998 e em 2002 - nessa última participação, terminou em quarto lugar, com mais de 10 milhões de votos, atrás de Lula, Serra e Garotinho.
Hoje no PDT, Ciro já passou por vários partidos e até afastou-­se por um tempo da política. Advogado e professor universitário, passou um ano e meio estudando economia em Harvard, uma das melhores universidades dos Estados Unidos e do planeta.
Espaço Públicé apresentado pelos jornalista Paulo Moreira Leite Florestan Fernandes Júnior. Nesta edição, o programa conta com a presença da jornalista Catia Seabra, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo.
Fonte: TVE Brasil.