terça-feira, 24 de novembro de 2015

Caju pode ser alternativa para fortalecer a economia do Agreste Setentrional


A cultura do caju pode ser uma alternativa para diversificar a economia do Agreste Setentrional, sobretudo na zona rural dos municípios. Nesta terça (24) e quarta-feira (25), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional. 

Na programação do evento, palestras, debates e oficinas. "O seminário vai discutir os primeiros passos para tentar soerguer economicamente a cajucultura, com a introdução do caju anão precoce. Questões muito importantes serão colocadas em pauta, como a substituição dos pomares antigos, que chamamos de 'pé franco', o processamento industrial, a produção de mudas, clones e manejos do cajueiro", disse Walter Borges, um dos articulares do evento. 

Em junho, um grupo de prefeitos visitou o Campo Experimental da Embrapa, na cidade de Pacajus, no Ceará, para conhecer de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão. No mês seguinte, outra comitiva de gestores realizou uma visita técnica à microrregião de Picos, no Piauí, para o canteiro de mudas de caju anão precoce da Codevasf e os êxitos da experiência daquele estado no aproveitamento do fruto do cajueiro. 

O I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional de Pernambuco, acontece, a partir das 8h, nesta terça (24), no auditório do Estadual Severino Farias, em Surubim, e quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Casinhas. 

A iniciativa da Embrapa tem apoio do Governo do Estado e de prefeituras da região.

Fonte: Blog Mais Casinhas / Charles Nascimento.