domingo, 15 de novembro de 2015

Brasil tem mais de 100 mortes por armas de fogo por dia

Levantamento da ONU, mostra que país tem quatro morte por hora. De 1980 até 2012, crescimento de mortes por armas de fogo foi de 387%.

Um número alarmante. Mortes por arma de fogo não param de crescer no Brasil. São mais de 100 por dia, quatro mortes por hora. O levantamento é da Organização das Nações Unidas.
É uma guerra não declarada e os especialistas dizem que os números trágicos de mortes com armas de fogo poderiam ser ainda piores, não fosse o estatuto do desarmamento que limitou o comércio, a posse e circulação de armas de fogo.
Em Vila Velha, um homem de 29 anos, foi assassinado com três tiros. Em Maceió, um jovem de 24 anos, foi baleado e morreu na porta de casa. Alagoas e Espírito Santo são os estados com maiores números de mortes por armas de fogo. E superam, e muito, a média nacional.
O estudo divulgado pela Unesco mostra que na região Sul, o Paraná é o estado pior classificado. No Centro-Oeste, Goiás e na região Norte, o Pará. Segundo a pesquisa, em 2012, mais de 42 mil pessoas morreram por arma de fogo no Brasil.  Quase 95% foram homicídios.
Em Ceilândia, no Distrito Federal, durante o dia, as pessoas estão nas ruas nas ruas, o comércio fica aberto. Mas a aparente normalidade esconde muita violência. Somente no ano passado, foram registrados 137 assassinatos em Ceilândia. A maioria por armas de fogo.
Tanta violência, deixa os moradores da cidade assustados. “Está de uma forma que a gente nem dentro de casa se sente segura”, diz uma moradora.
À noite, as ruas ficam desertas. Ceilândia contribuiu para o crescimento do número de mortos por armas de fogo no Brasil, que de acordo com a pesquisa foi de 387% por cento de 1980 a 2012. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o aumento foi muito maior: mais de 460%.
O sociólogo Julio Jacobo coordenou a pesquisa. Ele diz que os números seriam ainda piores sem o estatuto do desarmamento. E que a situação brasileira é comparável à de regiões em guerra. “No Brasil, sem conflitos armados, sem conflito de fronteira, não temos guerra com outros países, não temos guerra religiosa, de etnia, etc, conseguimos matar 42 mil indivíduos em 2012 com arma de fogo. Muito mais do que morreram em 40 conflitos armados no mundo’, afirma.
A pesquisa confirmou também que os jovens negros são maioria entre as vítimas de arma de fogo no país. Ainda de acordo com o estudo, desde 2004, com o Estatuto do Desarmamento já em vigor, foram poupadas 160 mil vidas.
Fonte: G1.