sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Lula sinaliza que não pretende ser candidato em 2018

Lula revelou ainda que, no passado, seu plano era que Eduardo Campos tivesse sido vice de Dilma na reeleição e fosse sucessor dela em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou na manhã desta sexta-feira (23) que não quer ser candidato à Presidência em 2018. Em entrevista à Radio Metropolitana, de Salvador, Lula disse que gostou de ser presidente, mas que não tem saudades. 

"É bom ser presidente, eu gostei, mas gostei porque deu certo. Espero que a gente crie condições de ter outros candidatos. Eu já estou com 70 anos, vou fazer terça-feira (27). Por mais que eu esteja bem e estou bem, sei que não tenho mais o vigor físico que eu tinha aos 55 anos", disse o ex-presidente. "Sou muito pragmático em Brasília, sinceramente gostaria que não fosse eu o candidato outra vez. Gostaria que nós tivéssemos uma pessoa mais nova, mais competente. O Brasil precisa de novas lideranças", completou.

Lula revelou ainda que, no passado, seu plano era que Eduardo Campos - candidato do PSB que morreu em acidente aéreo no ano passado - tivesse sido vice de Dilma na reeleição e fosse sucessor dela em 2018. O ex-presidente não comentou, no entanto, que Campos havia rompido com o PT um ano antes de sua morte. "Se tudo tivesse dado certo, como eu pensei, o Eduardo Campos teria sido vice da Dilma e depois ele seria candidato a presidente em 2018. Mas, o rio mudou de curso, não deu certo, vamos preparar agora quem é que está bom para 2018."

Lava Jato
O entrevistador Mário Kertész, com quem Lula tem proximidade, perguntou ao ex-presidente o que achava das "tentativas da oposição" de envolvê-lo na operação Lava Jato. Lula disse que está tranquilo e que considera natural as ações da oposição. "O papel da oposição é tentar matar o seu adversário. Se não posso na política, vou tentar algum outro jeito. Antigamente, se esperava atrás de uma moita e matava."

"Eles já estão preocupados com 2018, em evitar a possibilidade de o Lula voltar - e eu nunca disse a ninguém que vou voltar", afirmou. Lula disse ainda que a oposição pensa que tem que "colocar um monte de bazuca e queimar fogo todo dia nesse baixinho para ele não se meter a besta".

Lula disse novamente que, apesar do que diga a oposição, o PT não está "morto" e fez uma referência indireta à disputa na capital paulista em 2016, quando o petista Fernando Haddad tentará a reeleição para a Prefeitura. "As pessoas são burras de não perceber que cada eleição é uma eleição, cada cidade tem uma história. O cara não vai votar no prefeito pensando na presidenta, não. O cara vai votar no prefeito pensando na sua cidade."

Fonte: Jornal do Commercio.