quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Taxistas cobram fiscalização contra os táxis de fora durante a Vaquejada


Fotos : Fernando Germando

Taxistas de Surubim realizaram um protesto nesta manhã denunciando a existência de veículos clandestinos rodando aqui pela cidade, sobretudo os com placas de outros municípios da Região.

Os motoristas alegam que pagam elevadas taxas ao Município para terem o direito de trabalhar legalizados, entretanto cobram fiscalização da Prefeitura para coibir quem estiver rodando sem a devida autorização. A categoria frisa, inclusive, que além de pagar alvará para trabalhar, o taxista para rodar legalizado tem até que provar que está com o IPTU do imóvel em que mora pago.

"Recentemente, conseguimos as placas vermelhas e também foi definido o local dos pontos, isso foi importante, melhorou. O maior problema que existe hoje é com quem roda para o Recife", conta o taxista Márcio Rodrigues.

Os taxistas reclamam que quando vão ao Recife levar passageiros, quase sempre, pacientes aos hospitais da capital, são punidos pela CTTU. Esse transporte alternativo de passageiros tem sido feito sobretudo por motoristas de veículos particulares que fazem lotação, em frente ao ponto de ônibus da empresa 1002, no centro da cidade. 

A categoria cobrou uma fiscalização maior, aqui na cidade, no período da Vaqueja, quando muitos veículos particulares ou táxis de cidades vizinhas circulam em Surubim. "Não há fiscalização no período da vaquejada. É muita gente de fora trabalhando aqui, sem pagar nada. Nós pagamos, e é nessa época que a gente tem chance de ganhar um pouco mais", afirma o taxista Nielson Barbosa. 

Os taxistas se concentraram na rodovia PE-90 de depois desceram pela avenida São Sebastião, seguindo até a rua João Batista, onde encerram a mobilização, em frente ao prédio da Prefeitura .