domingo, 13 de setembro de 2015

Orobó : vice se filia ao PTB para disputar eleição com "ex-chapa"



Coluna Ponto a Ponto 

por Aldo Vilela



Prefeito e vice disputam
O vice-prefeito de Orobó, Eduardo Gabriel, ou Dui do Bujão, como é conhecido, se filia ao PTB, neste domingo, abonado por Ricardo Teobaldo. Vai disputar a Prefeitura no ano que vem com o ex-parceiro Kléber Chaparral, que disputa a reeleição pelo PSD, de André de Paula.







Orobó : artesanato e reeleição

Foto : Agreste Vip / Facebook

Coluna Ponto a Ponto 

por Aldo Vilela



Orobó
O prefeito de Orobó, Kléber Chaparral (PSD), abre as comemorações dos 87 anos de emancipação do Município (11). Neste último final de semana promoveu a Feira de Artesanato, com 50 estandes da produção na região. Em época de crise, as novas alternativas na geração de renda é um dos principais pontos do discurso da campanha da reeleição do próximo ano.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Até que as urnas os separem...Flávio Nóbrega falta a encontro do PT e rumores sobre a saída dele aumentam

Túlio: "Temos compromisso, nós vamos em frente, quem não quiser, pode ir pra lá.”
Depois do encontro regional que o Partido dos Trabalhadores realizou, neste final de semana, um encontro regional aqui em Surubim, aumenta muito a especulação de o ex-prefeito Flávio Nóbrega está deixando o partido.   O eminente, ao que parece, ex-companheiro, eleito duas vezes pelo PT, não só não compareceu como não foi exaltado como a grande estrela petista da região, como era até recentemente. Ao contrário, a possível saída de lideranças foi alfinetada, sem citar nomes, tanto pela presidente da sigla em Pernambuco, deputada estadual Tereza Leitão, que coordenou o evento, quanto pelo prefeito de Surubim, Túlio Vieira.

Na plenária, o PT reuniu representantes de várias cidades do Agreste Setentrional e da Mata Norte, para discutir os rumos do partido para as eleições municipais. A prioridade do partido é a reeleição dos prefeitos.

“A conjuntura é avessa, mas que temos que reagir a ela. O nosso partido está sendo atacado por aquilo que fez. Nosso governo tem erros, o PT tem erros, mas não podemos ser atacados por quem não tem nem ética, nem moral para fazer isso. Nós temos que fazer nossa autocrítica, de mudanças de determinadas práticas que existem em nosso partido. Nós vamos enfrentar em 2016 uma eleição dura, uma eleição difícil para todo mundo que é do PT. Mas nem por isso podemos deixar de competir. Tem gente que quer sair do PT com medo, sendo cooptado por outros partidos”, disse a deputada.

Nos bastidores, especula-se que Flávio Nóbrega estaria se filiando ao PSB, o que seria uma baixa importante para o projeto de reeleição do PT. O prefeito de Surubim, Túlio Vieira, também destacou as dificuldades da eleição do ano que vem e chegou a mandar um recado para os que quiserem deixar o partido.

“Vai ser uma eleição difícil, mas temos que estar preparados. Criticar é muito fácil, difícil é fazer o que nós estamos fazendo. Nós temos o que mostrar a esse povo. Nós avançamos muito aqui em Surubim. Nós estamos trabalhando, e o que é que dizem aí fora? ‘O prefeito não faz nada. Não estou vendo nada’. Tem nada não, quem julga, quem aprova é o povo. Diante de todos os desafios de uma gestão temos compromisso. Algumas pessoas dizem, ‘prefeito, por que o senhor não sai do PT, mas existe uma palavra: compromisso. Como é que eu posso dá as costas a um partido, a um governo, que fez muito por essa cidade? Pode criticar, mas nós  vamos recuar, nós vamos a frente, quem não quiser, pode ir pra lá.”

Em o PT conquistou 13 prefeituras pernambucanas, mas atualmente conta com oito prefeitos filiados. Aqui na região, o partido comanda as prefeituras de Surubim e Vertente do Lério. 




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dr. Valdir transfere título para Surubim e pode disputar Prefeitura

O deputado estadual Valdir Sales transferiu o domicilio eleitoral de Vertente do Lério, de onde foi prefeito duas vezes, para Surubim.  A informação surgiu nas mídias sociais.

Esse fato reforça a especulação de que dr.Valdir estaria se articulando para disputar a Prefeitura de Surubim, no ano que vem. O nome dele seria uma novidade na eleição da cidade, onde teve 3.760 votos para deputado, na eleição de 2014, ficando em segundo lugar para estadual, perdendo apenas para Nilton Mota, majoritário com 8.710 votos. 
A esposa do deputado, Ângela Sales, é a pré-candidata dele em Vertente do Lério. Assim, os dois ficam com a possibilidade de disputar a eleição municipal, encabeçando a majoritária nas cidades vizinhas.  


Salatiel e Carlos Roberto disputam eleitor evangélico; Bana assume secretaria de Governo


A ex-vereadora Albanise Aguiar, conhecida como Bana, está assumindo a Secretaria de Governo da Prefeitura de Surubim, pelo menos, por 30 dias, prazo da licença do vereador Lúcio Fabrício (PTC) da Câmara Municipal. O secretário e suplente, Carlos Roberto(PTC), assumiu mais uma vez a vaga no Legislativo. Este ano, ele assumiu o mandato por quatro meses.

A chegada do “irmão” Carlos, como é chamado, gera uma concorrência com o também evangélico, vereador por quatro mandatos, Salatiel Lima(PDT). Na primeira sessão de retorno do suplente, nesta quinta-feira(03), foi gerada uma polêmica, por conta da autoria do projeto que instituiu, em Surubim, 07 de setembro, também como o “Dia do Evangélico”.

Durante os quatro meses que passou pela Câmara, Carlos Roberto teve a ideia, mas não apresentou a proposta, e pediu ao vereador Fred Lafaeytte(PSD) para apresentá-la, entretanto distribuiu material de divulgação como autor, sendo questionado pelo colega.  
“Não tenho nada contra o irmão Carlos, mas achei antiético ele dizer que é o autor desse projeto. Quem tem a ideia não é o autor. Não tenho esse egoísmo e nem compactuamos com a mentira, a verdade tem que ser mostrada”, criticou Salatiel.
 O suplente destacou a parceria religiosa com o colega de bancada, e usou citações bíblicas para rebatê-lo, frisando inclusive o termo “hipócrita”. “Sou evangélico da mesma igreja que o vereador, mas para me pisar, jamais. Meu objetivo aqui é ajudar cristão e não cristão. Poderia aproveitar a bancada para ficar debatendo com o vereador Salatiel, mas aprendemos a respeitar”, rebateu.     
                                    
O clima tenso entre os parlamentares reflete a disputa pela “cadeira evangélica” da Casa Euclides Mota, garantida pelo eleitorado evangélico. Há 16 anos, vem elegendo Salatiel Lima, mas que pode ter a chance de renovar o mandato estragada pelo suplente Carlos Roberto, que tenta ganhar mais projeção junto ao eleitorado evangélico para tentar ter mais votos que o irmão de igreja e atual “colega” de bancada. 

Taxistas cobram fiscalização contra os táxis de fora durante a Vaquejada


Fotos : Fernando Germando

Taxistas de Surubim realizaram um protesto nesta manhã denunciando a existência de veículos clandestinos rodando aqui pela cidade, sobretudo os com placas de outros municípios da Região.

Os motoristas alegam que pagam elevadas taxas ao Município para terem o direito de trabalhar legalizados, entretanto cobram fiscalização da Prefeitura para coibir quem estiver rodando sem a devida autorização. A categoria frisa, inclusive, que além de pagar alvará para trabalhar, o taxista para rodar legalizado tem até que provar que está com o IPTU do imóvel em que mora pago.

"Recentemente, conseguimos as placas vermelhas e também foi definido o local dos pontos, isso foi importante, melhorou. O maior problema que existe hoje é com quem roda para o Recife", conta o taxista Márcio Rodrigues.

Os taxistas reclamam que quando vão ao Recife levar passageiros, quase sempre, pacientes aos hospitais da capital, são punidos pela CTTU. Esse transporte alternativo de passageiros tem sido feito sobretudo por motoristas de veículos particulares que fazem lotação, em frente ao ponto de ônibus da empresa 1002, no centro da cidade. 

A categoria cobrou uma fiscalização maior, aqui na cidade, no período da Vaqueja, quando muitos veículos particulares ou táxis de cidades vizinhas circulam em Surubim. "Não há fiscalização no período da vaquejada. É muita gente de fora trabalhando aqui, sem pagar nada. Nós pagamos, e é nessa época que a gente tem chance de ganhar um pouco mais", afirma o taxista Nielson Barbosa. 

Os taxistas se concentraram na rodovia PE-90 de depois desceram pela avenida São Sebastião, seguindo até a rua João Batista, onde encerram a mobilização, em frente ao prédio da Prefeitura .

Correio de Casinhas tem telhado violado e objetos das correspondências são roubados


A agência dos Correios da cidade de Casinhas, na rua Maria Cecília, Centro da cidade teve o telhado violado, de acordo com o gerente Valter José Vasconcelos de Souza, que chamou a polícia para registrar a ocorrência.

Ele informou aos PMs que, ao abrir a porta da agência para começar o expediente, por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (02), notou que o teto encontrava-se violado. 

A agência Central foi acionada e orientou pelo fechamento da agência e para chegada dos peritos da Polícia Federal, que realizaram buscas no imóvel e verificaram, que foram furtadas algumas correspondências que possuíam objetos de valores e outras foram violadas. A polícia não tem pistas dos possíveis autores do crime. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PM anuncia Lei seca na vaquejada próxima terça e comemora números de agosto

O 22º Batalhão da Polícia Militar apresentou redução, em agosto, no índice de homicídio, pelo terceiro mês consecutivo, ficando com o indicativo “verde” nas metas estabelecidas pelo Pacto pela Vida. “Estamos com mais de 60% de redução, em comparação ao mesmo período de 2014”, afirma o comandante, tenente coronel Marco Aurélio.


Na próxima terça-feira (08), o 22º BPM vai reunir os coordenadores da Lei Seca para traçar estratégias para a realização da operação no período da vaquejada. Também participam do encontro representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura de Surubim, Batalhão Rodoviário e Secretaria de Saúde. A reunião acontece às 10h, no auditório do Tribunal de Contas em Surubim.


ACIDENTE – já nesta terça (01) uma viatura do 22º BPM, saiu da pista e tombou na Rodovia BR 408, na altura do município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR). Nela, estavam os policiais Edinaldo Ferreira Reis, 40 anos, e Liliane Moraes de Arruda Torres, idade não divulgada, que foi socorrida para a UPA de São Lourenço, com escoriações leves, onde foi atendida e liberada.
 A viatura seguia para escoltar uma reeducanda da Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, para ser ouvida no Fórum de Surubim. O Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para fazer a perícia do acidente. A viatura foi removida por uma locadora particular. “Estamos aguardando o laudo para que possamos atribuir as causas do acidente”, completa o comandante.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Flávio Nóbrega negocia com os dois lados


O ex-prefeito de Surubim Flávio Nóbrega pode está deixando o PT para se filiar ao PSB, junto com o filho. Entretanto, deixaria em aberto a chance de fechar acordo político com o prefeito Túlio Vieira(PT). Indicaria, inclusive, neste caso, a esposa para vice, e disputaria a prefeitura depois de um eventual segundo mandato do seu ex-vice. Assim, fica com mais prazo para conversar com os dois principais palanques, PSB e PT, para a disputa de 2016. A notícia foi veiculada no Diário de Pernambuco: 

ARRUMANDO A CASA

Mesmo que se filie ao PSB com o filho, Guilherme, o ex-prefeito de Surubim Flávio Nóbrega deixa a mulher Kátia Nóbrega filiada ao PT. Negocia indicá-la para vice do prefeito Túlio Viera (PT), que vai tentar a reeleição, caso não vingue o acordo para indicar o vice dos socialistas. Em 2020, ele tentaria o terceiro mandato.


Coluna Ponto a Ponto, por Aldo Vilela, Diário de Pernambuco, 31.08.15.

Ivison Barbosa está no páreo pela Prefeitura de Casinhas


O ex-secretário de Administração de Casinhas, Ivison Barbosa, deixou o PTB e se filiou ao PSC, e entra na briga pela Prefeitura em 2016. Pela oposição também são lembrados os nomes do ex-prefeito João Camelo e do ex-secretário e diretor do Hospital Regional de Limoeiro, Carlos Maurício. Vereadores ligados ao PSB também desejam entrar na majoritária. O ex-secretário se filiou juntamente com o ex-vereador Zé de Chico. A entrada de Ivison Barbosa na briga pela prefeitura foi destaque no Diário de Pernambuco:

NA DISPUTA

O ex-secretário Ivison Barbosa (PSC) diz que está no páreo pela Prefeitura de Casinhas em 2016. Afirma que deixou o PTB e se filiou ao partido de Silvio Costa, pois assim afasta o risco de “tomarem a legenda no ano que vem, ou de fecharem acordo no Recife”.


Coluna Ponto a Ponto, por Aldo Vilela, Diário de Pernambuco, 31.08.15.

PSD filia prefeitos no Agreste Setentrional

O fortalecimento do PDS, aqui na região, foi destaque no Diário de Pernambuco, na coluna Ponto a Ponto, assinado pelo jornalista Aldo Vilela. Em Surubim, o partido filiou a maioria da Câmara e pode entrar na disputa pela Prefeitura em 2016. Confira as notas:


PSD SE FORTALECENDO

André de Paula fortalece as bases no Agreste Setentrional, região do seu antecessor na Secretaria das Cidades, Danilo Cabral (PSB). Paula filiou ao PSD o prefeito do Passira, Severino Albuquerque. Na região, já levou para seu partido os prefeitos de Orobó, Kléber Chaparral, de Cumaru, Eduardo Tabosa, e a de João Alfredo, Maria Sebastiana, que disputam a reeleição em 2016. Em Surubim, filiou cinco dos onze vereadores, entre eles o presidente Fabrício Brito, que deseja tentar a prefeitura mais uma vez.


DE OLHO EM 2016

O Agreste Setentrional tem obras importantes viabilizadas pelo secretário André de Paula e a possível vitória desses candidatos fortalece o nome dele para a Câmara Federal em 2018, sobretudo se Cabral disputar o senado, como já se especula nos bastidores.



Coluna Ponto a Ponto, por Aldo Vilela, Diário de Pernambuco, 31.08.15.

Caos no trânsito alinha discurso de situação e oposição na Câmara de Surubim

A situação caótica em que se encontra o trânsito de Surubim conseguiu o inesperado. Praticamente unificou o discurso de situação e oposição na Câmara de Vereadores. Nos debates da maias recente sessão, os parlamentares das duas bancadas abordaram o problema e propuseram a realização de uma Audiência Pública para discutir a mobilidade. Não é preciso circular muito pelas ruas do centro de Surubim para verificar o quanto o trânsito está complicado, para ilustrar o problema abordado pelos parlamentares.   
 “Quando a turma começa a meter a macaca, como se estão metendo no capitão Dantas, como estão fazendo aqui, alguma coisa está errada. Numa reunião de 15 requerimentos, oito são falando do trabalho de Dantas, é porque alguma coisa está errada”, afirma o vereador Luciano Medeiros(PSD), conhecido como Bomba.
“O caos está instalado. Do jeito que o trânsito está não pode ficar. Não duvido da capacidade técnica de ninguém é também temos que reconhecer que falta material humano”, ponderou o líder Josivaldo Vavá da Silva (PT).
“Eu mesmo não entendo de trânsito, não tenho competência técnica. Temos que trazer um engenheiro de Trânsito para propor soluções técnicas para esse problema”, afirmou o vereador Josafá Vasconcelos.
“Vejo muita gente multando, mas poucas soluções. É muito absurdo, tem que se organizar”, cobra o vereador Severino Farias(PSB).
“O trânsito em Surubim não presta, e não presta mesmo. Quem vem da zona rural de carro fica rodando mais de mais hora em busca de um lugar para estacionar”, aponta a vereadora Véia de Aprígio (PSB).
A Câmara de Surubim deve realizar uma Audiência Pública para discutir a mobilidade e os problemas do trânsito em Surubim ainda no mês de setembro, após o período da vaquejada.